TV digital em Minas II

domingo, 18 de maio de 2008

O início das operações da Tv digital em Minas ocorreu na data de 25 de Abril de 2008, ás 20 horas pela Rede Globo Minas. O início das transmissões digitais no Estado trazem a tona o novo conceito em tecnologia, em um objeto de uso obrigatório nos dias atuais. A Tv digital trará mais mobilidade é inumeras informações e aplicará novas interfaces de comunicação. Essas interfaces por enquanto apenas serão gradativas, por muitos motivos, entre eles do Set Top Box: O conversor digital no momento está em implantação, e o custo avaliado entre 400 á 1000 reais. Em Belo Horizonte o aparelho esta sendo vendido em algumas lojas.

Conversor digital Positivo


Vendido em BH nas lojas Magazine Luiza e Casas Bahia.


A positivo é a primeria empresa no segmento a oferecer o produto. Nas Casas Bahia está sendo vendido o modelo acima, no valor de 499 reais. Apesar de ser um produto básico, o vendedor de uma das lojas não soube explicar o modelo em TVs mais antigas. E mais: O receptor estava sendo usado em testes em uma Tv moderna, no formato 16:3 (formato em torno de uma TV 37 polegadas). A loja não disponibiliza o produto em teste em uma Tv convencional, como de 20 ou 29 polegadas. A saída de cabeamento traseiro tambem é contestável: Com traços de um aparelho de DVD, em Tvs convencional com menos de 3 saídas é válido. No caso das Tvs de 29 polegadas com Som Stereo e 3 saídas de audio e video, o receptor Positivo é um produto não interessante, pois a falta de recursos impede o bom uso das funções de seu aparelho de TV. O mais importante é a qualidade de imagem.

Em lojas de eletrônicos da Rua Carijós, está sendo vendido outro aparelho, de marca desconhecida e importado, no valor de cerca de 950 reais. Um aparelho mais sofisticado que o Positivo, não permite uso de cabo coaxial tradicional, apenas cabo optico, em Tvs de no mínimo 33 polegadas. O ponto negativo é a forma de compra, que é por encomenda, e garantia de apenas 90 dias, onde não existe uma assistencia tecnica autorizada na cidade.

Abaixo, uma tabela constando as emissoras autorizadas a iniciarem as produções e difusões em Digital. O número do canal digital é o número que você colocará em seu decoder para sintonizar os canais na nova tecnologia.


Por fim, o mundo da Tv digital em Minas está dando seus primeiros passos, e esperamos que a partir dos primeiros 5 anos de existencia, tenhamos grandes modernizações nesse novo conceito de assistir TV.

0 comentários:

Design por Open Media | Download por Bola Oito e Anderssauro