Pintura ou Adesivação?

domingo, 18 de maio de 2008

O uso de artifícios gráficos nos dias atuais é de muita importância para a visualização de mensagens, textos e informações. A adesivação em frota se torna cada dia mais atrativo para muitos segmentos, principalmente o de transporte urbano de passageiros da RMBH. Muitos órgãos de gerenciamento de transporte estão cada dia mais usando esse modelo. Fontes e tamanhos iguais, posicionamento das informações, e a praticidade na colocação noa desivo vem tornando o uso do pintor um mero espectador da exvolução gráfica. Mas como todo analógico, artesanal, permanece junto com o advento do instantanêo, da modernidade, muitas empresas mantêm esses profissionais em suas equipes de trabalho pois, alem de ser um trabalho difícil de ser encontrado com bons profisionais, eles se aperfeiçoaram, fazendo as mesmas formas de letras, de tamnhos e de fontes. Um exemplo está nas imagens abaixo:


Uso da pintura tradicional. Trabalho na funilaria e minimização de custos é visível em pequenas empresas.


As linhas de ônibus metropolitanos, municipais e distritais da cidade de Brumadinho é operada por apenas uma empresa, e ela coloca dois modelos de formatos de numeração e de caracteres. Para o sistema Metropolitano, ela utiliza a adesivação nos veiculos. Já as linhas municipais e distritais, ela utiliza a pintura tradicional.

O veículo da foto é fixo da linha Brumadinho x Casa Branca, uma linha distrital da cidade e os caracteres foram feitos pelo pintor da empresa, que profissionalmente falando fez um trabalho de qualidade, não exigindo o uso de adesivo.

Caracteres feitos por pintura tradicional. Um gabarito é colocado em volta das letras para preencher a posição e depois cobertas pela tinta vermelha, dão um novo olhar para o ônibus.

Fotos: Rafael Carlos

Nas imagens abaixo mostram um veiculo com seus caracteres adesivados. A empresa não poupou custos e mandou produzir em grande quantidade de peças para adesivação de sua frota:

Caracteres adesivados: Numeração mais limpa e nítida.
Foto 1204 : Paulo H. C. Correa

0 comentários:

Design por Open Media | Download por Bola Oito e Anderssauro